SEO: Essencial para o seu website e o seu negócio

O melhor é começarmos por explicar o que é o SEO. Significa “Search Engine Optimization” – optimização para motores de busca. Pode ser definido como um conjunto de técnicas e estratégias aplicadas nos sites para obter a melhor optimização junto dos motores de busca, como, por exemplo, o Google ou o Bing.
Traduzindo o SEO para o nosso dia a dia, podemos dizer que é o conjunto de dados fornecidos pelo GPS, pelas placas de trânsito e pelas pessoas a quem perguntamos direcções na estrada para chegarmos a um determinado destino.

Como é fundamental que um restaurante seja encontrado de forma simples por um viajante, é importante que o seu site fique bem posicionado nas pesquisas efectuadas no Google por palavras-chave relacionadas com o seu negócio. Quanto mais acima na lista de resultados, melhor. Mais possibilidades terá de ser contactado por potenciais clientes e mais credível se torna a sua empresa aos olhos de quem a procura.

Um bom posicionamento é sinónimo de mais e melhores visitantes no seu site. Mais porque faz com que a sua marca seja cada vez mais reconhecida. Melhores porque são utilizadores realmente interessados nos seus produtos e serviços.
O problema é que alcançar este objectivo não é fácil, nem acontece da noite para o dia. Também neste aspecto a concorrência é muita, forte e dinâmica e procura conquistar o mesmo mercado.
Por isso, é essencial ter uma estratégia de SEO bem definida, atenta e ágil, que envolva todos os aspectos do seu site.

Desde o design, passando pela estrutura interna, até à seleção criteriosa das palavras-chave. Sabemos quais são as mais procuradas em cada momento no Google, para o seu segmento de negócio e nos locais que lhe interessam. Porque na maior parte das vezes as pesquisas efetuadas são genéricas e não dirigidas a produtos e serviços específicos.

Como funcionam os motores de busca

O Google e os outros motores de busca percorrem todos os dias toda a Internet em busca de toda a nova e original informação, que acabam por indexar e servir de cada vez que alguém efectua uma pesquisa.
Daí a necessidade de um trabalho permanente de criação de conteúdo de qualidade, original, relevante e que tem de ser publicado com regularidade no seu site.
É verdade que as regras dos motores de busca para classificar os websites mudam com frequência mas há algo que se mantém desde sempre: a valorização de conteúdos ‘frescos’.
Quando aplicadas ao longo do tempo, as técnicas de SEO podem, de facto, ajudar a tornar a sua marca ainda mais forte e reconhecida junto do seu público prioritário.